COMUNIDADE SÃO PEDRO

Ligado . Publicado em Comunidades

Endereço: Avenida Dr. Jackson Keppler Lago, s/n, Península da Ponta D´Areia.
Telefone: 3235-5574.
Horário da missa: Quinzenalmente aos sábados, às 17h30min.
Festejo do padroeiro: Tríduo de 26 a 29 de junho.
Responsável Espiritual: Frei Valdo Nogueira.

As missas de sábado na Península da Ponta D´Areia foram suspensas temporariamente por causa da chuva e outras dificuldades de logística, mas foram retomadas quinzenalmente em junho. Na reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), realizada na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Jaracati, o pároco Frei Valdo Nogueira anunciou o reinício das celebrações na Capelinha de São Pedro, próximo ao Iate Clube de São Luís, para o dia 6 de junho (sábado). Serão no primeiro e terceiro (ou quinto) sábados de cada mês, com uma pausa no período do Festejo de São Francisco.
Foi divulgada uma escala de revezamento entre as oito comunidades estruturadas da Paróquia São Francisco de Assis para se responsabilizarem pela preparação da liturgia e da logística da missa, com o apoio de uma comissão formada por Jacinto Amorim (Comunidade Jesus o Bom Pastor), Raimundo "Bolinha (Comunidade Nossa Senhora das Graças) e Ranulfo do Batismo (Matriz).

Ficou definida a escala abaixo:

DATA   RESPONSÁVEIS
06/06/2015 (1º Sábado)   Comunidade Jesus o Bom Pastor
20/06/2015 (3º Sábado)   Comunidade Santa Luzia
04/07/2015 (1º Sábado)   Comunidade Nossa Senhora de Fátima
18/07/2015 (3º Sábado)   Comunidade Nossa Senhora das Graças
01/08/2015 (1º Sábado)   Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
15/08/2015 (3º Sábado)   Comunidade Matriz do São Francisco
29/08/2015 (5º Sábado)   Comunidade São José
05/09/2015 (1º Sábado)   Comunidade Santo Antônio
19/09/2015 (3º Sábado)   Comunidade Nossa Senhora de Fátima
17/10/2015 (3º Sábado)   Comunidade Nossa Senhora das Graças
31/10/2015 (5º Sábado)   Comunidade Jesus o Bom Pastor
07/11/2015 (1º Sábado)   Comunidade São José
21/11/2015 (3º Sábado)   Comunidade Santo Antônio
05/12/2015 (1º Sábado)   Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
19/12/2015 (3º Sábado   Comunidade Santa Luzia.

 

 

CENTRO DE OBRAS SOCIAIS FREI ANTONIO SINIBALDI

Ligado . Publicado em Comunidades

Endereço: Rua 10, s/n, São Francisco

Telefone: 3268-6672

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conselho Dirigente: Maria Lenir (coordenadora), Arthur Sena (presidente), Cícero Lemos (vice), Maria do Carmo (tesoureira), Maria de Fátima Barbosa e Socorro Portela (secretárias).

Responsável Espiritual: Frei Valdo Nogueira.

História: A experiência em trabalhos sócio-educativos e comunitários junto às crianças, adolescentes, jovens e famílias das áreas empobrecidas do bairro do São Francisco surgiu em 1993, quando naquela área prevaleciam as habitações construídas sobre giraus, nas áreas de mangue e alagados, às margens do rio Anil e do Igarapé e depois às margens da Lagoa da Jansen. Esse trabalho de visita de casa em casa, escuta das famílias, orientação e apoio, foi se articulando e estruturando, de modo a dar origem às Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi, do Centro Paroquial São Francisco.
A construção da obra física com amplas instalações ocorreu em 1989, com o apoio da comunidade e da Fundação Banco do Brasil. Então, contando com essas instalações físicas as Obras Sociais passaram a sistematizar um trabalho sócio-educativo emancipador, abrangendo as áreas de saúde, educação, profissionalização, alimentação, artes, esporte e lazer. Assim organizou-se em frentes estratégicas, como o Centro Profissionalizante Frei Antônio Sinibaldi (Cursos de iniciação profissional), A Escola São José (atividades de educação, arte e lazer), o Ambulatório Madre Tereza de Calcutá (serviço médico-ambulatorial e odontológico). Acrescente-se a isso sua experiência em atividades de convivência com idosos e no mutirão de melhoria das habitações, como quando em 1988 participou decisivamente junto com a Prefeitura, na organização e desenvolvimento da reconstrução de 300 (trezentas) casas na área da Ilhinha, no São Francisco.
Quando as Obras Sociais do Centro Paroquial São Francisco surgiram, o bairro era bem menos povoado. A praia lhe beirava as casas da área hoje chamada Morro, os giraus eram as vias de acesso para muitas casas da área hoje chamada Lagoa e da área da Ilhinha, que terminava por detrás da Rua 07 e da Rua da Feira. Hoje o São Francisco integra diversas áreas como as comunidades situadas às margens da Avenida Ferreira Goulart e da Lagoa da Jansen, como Buriti, Morro, Ilhinha, Residencial da Jansen e Lagoa que se tornaram densamente povoados, e com maiores dificuldades devido às desigualdades sociais o desemprego e subemprego, a ociosidade, a ausência de espaços para o lazer, o tráfico de drogas, a violência, a falta de perspectiva e de sentido para a vida.
Incluem-se no São Francisco em cada comunidade uma característica particular, um desafio a ser enfrentado, e frente a alguns deles as Obras Sociais do Centro reúne as próprias forças, as existentes nas comunidades, parceiros e outros para juntos constituírem-se instrumentos que seja uma diferencial para transformação da realidade de cada uma das oito comunidades.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Ligado . Publicado em Comunidades

Endereço: Rua 5, s/n, Jaracaty – São Francisco

Telefone: 3221-4994 (Maria Margarida)

Horário da Missa: Domingo às 8h30min

Festejo da padroeira: 17 a 26 de julho

Conselho Dirigente: Maria do Socorro (presidente), Ana Cosma Aires (vice), Maria Margarida Vieira (1a tesoureira) e José Messias (2o tesoureiro).

Responsável Espiritual: Frei Raimundo Nonato Moreira.

COMUNIDADE SÃO JOSÉ

Ligado . Publicado em Comunidades

Endereço: Avenida Ferreira Goulart, s/n - Residencial Ana Jansen

Telefone: 3235-1975

Horário da Missa: Domingo às 17 horas

Festejo do padroeiro: 10 a 19 de março

Conselho Dirigente: Lucimeire Diniz (presidente), Kátia Regina (vice), Vicente Nunes (1o tesoureiro), Maria Benedita (2a tesoureira), Layane Diniz (1a secretária) e Ana Karina (2a secretária).

Responsável Espiritual: Frei Ribamar Ferreira.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (BURITI)

Ligado . Publicado em Comunidades

Endereço: Rua do Buriti, Nº 61, Buriti – São Francisco

Telefone: 3227-3812

Horário da Missa: Domingo às 7 horas

Festejo da padroeira: 1º a 13 de maio

Conselho Dirigente: Raimundo Nonato "Bolinha" (presidente), José Luís Câmara (vice), Dalva Maria (1a tesoureira), Ana Rosa (2a tesoureira) e Maria Madalena (secretária).

E-mail de contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Responsável Espiritual: Frei Raimundo Nonato Moreira.