Homilia desta terça-feira 23/01/2018: A Palavra de Deus é semeada no nosso coração

agape 636x310

Render-se à Palavra de Deus é o caminho da transformação e da luz, para a vida de cada um de nós

“O semeador semeia a Palavra. Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada” (Marcos 4,14-15).


A grande graça é esta: o Reino de Deus, a Palavra de Deus é semeada no nosso coração, acolhemos essa Palavra. Você está (lendo a esse texto), escutando a mim ou me vendo agora, porque está acolhendo a Palavra de Deus. Não semeio outra palavra ao seu coração, sem ser a Palavra de Deus. Quando acolhemos, guardamos e meditamos a Palavra, ela cai no nosso coração, começa a crescer, produzir frutos e mudar a nossa vida. Escuto testemunhos de pessoas que dizem: “Padre, eu escutei, meditei o Evangelho e comecei a transformar a minha vida, e sou testemunho diante de muitos que conheço, que acolhem a Palavra de Deus com serenidade”. Com essa seriedade e profundidade, a Palavra começa a transformar a nossa vida.
As pessoas querem os nossos conselhos, as nossas orientações, querem uma direção para a vida delas, mas toda e qualquer direção que possamos dar para direcionar a nossa vida ou a de outras pessoas, vem da Palavra de Deus. Render-se à Palavra de Deus, colocar-se para viver essa Palavra, é o caminho da transformação e da luz, para a vida de cada um de nós. Temos que prestar atenção no seguinte aspecto: a Palavra de Deus está nos dizendo que satanás tira a Palavra que foi semeada em nosso coração, então, fiquemos atentos e não deixemos que a Palavra seja roubada!
Às vezes, você escuta todos os dias o Evangelho, medita a Palavra de Deus, mas as distrações, preocupações, tensões, as situações que vivemos na vida: roubam, esmagam, sufocam, retiram a graça da Palavra de Deus do nosso coração.
Não nos deixemos levar pelas preocupações, pelas ilusões do mundo. Não nos deixemos levar pelos prazeres do mundo, para que a Palavra de Deus não perca a força transformadora que exerce em nossa vida, e em nosso coração.
Deus quer que a Sua Palavra produza frutos na nossa vida; trinta por um, setenta por um, cem por um; aqui não importa a quantidade, e sim que nós cuidemos para que a Palavra de Deus seja cultivada, e assim, possamos colher muitos frutos, porque a Palavra de Deus é vida eterna para nós.
Deus abençoe você!

 


(Padre Roger Araújo, Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova)