Homilia deste sábado 27/01/2018: A confiança em Deus supera nossos medos

vencendo o medo

Toda vez que colocamos nossa confiança em Deus, Ele supera nossos medos

"Enquanto isso, Jesus estava dormindo na popa em uma almofada. 38 Eles acordaram dizendo: "Mestre, você não se importa se afundarmos? Ele então acordou. Ele encarou o vento e disse ao mar: "Cala-te, acalma-se." O vento caiu e uma grande calma seguiu " (Mc 4, 38-39)

Os discípulos de Jesus estavam no barco e, de repente, um forte vendaval começa e as ondas são abaladas, de modo que o barco começa a encher. Fico pensando no medo, no tremor que tomou conta dos corações desses discípulos e, ainda mais, do desespero que agarravam seus corações, porque até esqueceram que o Mestre estava lá.
Quando começamos a enfrentar tempestades de vida, quando as coisas começam a mexer muito dentro de nós, também esquecemos que Jesus está ao nosso lado. Nós entendemos o mal, nosso entendimento não é correto, acreditamos que Jesus não está conosco e que, por essa razão, as coisas começam a mexer. Mas, ele está sempre conosco, quando o mar está agitado, quando os ventos contrários vierem até nós.
Não estamos fugindo das tempestades e dos ventos contrários, vamos ficar ao lado de Jesus, porque Ele está ao nosso lado. Quando as coisas começaram a "agitar" de um lado para o outro em nossas vidas, não podemos estar aterrorizados.
É necessário ter serenidade. Somente qualquer coisa na vida é resolvida, mesmo as coisas mais agitadas que nos chegam, não perdemos a serenidade do espírito. Não se trata de frieza e indiferença, é sobre confiança, sobre fé; Tente deixar nosso espírito ser tomado pelo Espírito de Jesus. Vamos ordenar que fique quieto, para que você seja em seu lugar os ventos contrários, os mares agitados, as ondas que vêm ao nosso lado, quando temos serenidade de espírito. O desespero é a perda de fé e esperança. Muitas vezes perdemos a graça, mas não porque Deus não nos deu Sua graça, pelo contrário, a perdemos porque nos desesperamos. Quando ficamos desesperados, dizemos: "Não estou confiando em Deus". Não vale a pena acreditar que o grito, o desespero fará com que Deus cuide de nós.
Deus sempre cuida de nós quando colocamos nossa confiança, nossa esperança e não nos deixamos levar pelo desespero manifestado pelo desespero, pelo grito. Toda vez que confiamos em Deus, Ele supera nossos medos, medos e dúvidas, o que nos alcança, nos desespera.
Deus te abençoe!


(Padre Roger Araújo, Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaboradora do Portal Canção Nova)