PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

O QUE É: A Pastoral da Comunicação é uma pastoral interativa, a serviço das diferentes pastorais, movimentos e demais segmentos da paróquia. Tem, ainda, a dimensão de construção de uma relação missionária da Igreja com o mundo. Coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. Procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.

 pascomdmc


MISSÃO: Criar um espaço de reflexão e ação, marcando presença católica no campo das comunicações, levando em conta os princípios éticos, onde devem se manifestar os comportamentos cristãos, as orientações do evangelho e o magistério da igreja apostólica.

OBJETIVO GERAL: Socializar as realizações por meio da informação, promovendo a integração entre as diversas pastorais e movimentos da paróquia, dando visibilidade às ações dentro da própria igreja e para fora. Para a sociedade, utilizando-se de instrumentos de comunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Divulgar notícias de ações desenvolvidas pelas Comunidades Eclesiais, Pastorais, Serviços e Movimentos da Paróquia;
Promover o aprofundamento espiritual e a capacitação dos seus agentes de pastoral;
Apoiar a Pastoral de Conjunto.

COORDENADORES DA PASCOM: Paulo Roberto Araujo Filho, Adeilce Azevedo e Gisele Cardoso de Araujo

Equipe: Graça Eugênio, Pedro Américo Freitas, Mércia Cruz, Donivaldo Diniz, Luiz Emiliano (in memoriam), Claydson Miranda, Dani Fernandes, Lucy Mendes, Emilene Oliveira, Leilane Cardoso. 

História da Pastoral da Comunicação na Paróquia

No início de 1998, quando aqui chegou recém-ordenado, Frei Wilton Alves Rocha implantou na Paróquia São Francisco de Assis uma nova dinâmica administrativa-missionária-catequética. Após avaliar as necessidades da paróquia, várias pastorais foram implantadas, bem como reabilitadas as já existentes. A Pastoral da Comunicação (PASCOM) nasceu nesse momento.

O primeiro grupo foi composto pelo casal Elizeu Lemos e Maria Lúcia – primeiros coordenadores – e por Luiz Emiliano e Graça Eugênio, Nilde Sandes, Alberto Miranda, Flávia Almeida, Silvana Espínola, Erick Miranda, Cecilia Amim, Airan, Emiliano e Eliene. Mesmo diante de muitas dificuldades, logo nos primeiros meses, a recém-nascida equipe da PASCOM decidiu partir para uma ação concreta, ou seja, elaborar e publicar um pequeno jornal, com periodicidade mensal, para divulgar as atividades da paróquia. Em junho de 1998 foi escolhido o nome “A Voz da Paróquia”, sugerido por Nilde Sandes, dentre as várias sugestões apresentadas.

A primeira edição – julho/1998 – embora singela, com apenas quatro páginas, despertou grande entusiasmo, motivou as comunidades que se sentiram mais prestigiadas, contribuindo para integrar, congraçar e interagir com mais visibilidade as ações da paróquia. O jornal surgiu, portanto, com a finalidade de ser instrumento de divulgação das atividades e eventos e, sobretudo, de evangelização através da noticia.

A partir do mês de abril de 2000, a PASCOM passou a ser coordenada pelo casal Luiz Emiliano e Graça Eugênio, que permaneceu no cargo até o final do ano de 2004, quando assumiu a direção um grupo de jovens formado por Jeane Alcântara, Rafael Caldas, Gustavo Costa e Odete Mota. Durante esse período (2000-2004), o casal Henrique Mariano e Celeste integrou a equipe, que contou ainda com a participação de um grande número de jovens motivados e chamados a contribuir com a missão de evangelizar através da comunicação.

A PASCOM é uma pastoral interativa que está a serviço do reino e das diversas pastorais, serviços, movimentos e demais segmentos da nossa paróquia. Assim, atuou em diversas frentes, participando e registrando todos os eventos promovidos pela paróquia, tais como: missas, festejos, caminhadas franciscanas, retiros, assembleias, procissões, dentre outros. Com uma equipe numerosa, composta por mais de vinte jovens católicos, a PASCOM sempre se preocupou com a formação espiritual e cultural dos seus membros, promoveu encontros e /ou retiros mensais, para estimular a reflexão sobre temas atuais, a oração e a confraternização do grupo.

Dentre as várias ações realizadas pela PASCOM nesta gestão, o Projeto Oficina de Valores merece referência, pois teve como principal objetivo resgatar a história de cada comunidade, valorizar o trabalho das pessoas engajadas e, sobretudo, despertar, através dos valores descobertos, o interesse pelos trabalhos comunitários. A primeira oficina aconteceu na comunidade Nossa Senhora de Fátima (Buriti), em maio de 2001; a segunda, na comunidade Santo Antônio (Ilhinha), em setembro de 2001; a terceira, na comunidade Jesus, o Bom Pastor (Renascença), em maio de 2003 e, finalmente, na comunidade de Santa Luzia, em dezembro de 2003.

Outra conquista que merece registro foi a primeira ampliação do jornal “A Voz da Paróquia” para oito páginas, a partir de fevereiro de 2001, com mais espaço disponível para evangelizar comunicando.

Em abril de 2006, assumiu a coordenação da Pastoral da Comunicação o casal Sérgio Sena e Graça, contando ainda com a participação de Luiz Emiliano, Graça Eugênio, Adeilce Azevedo, Jansen, Mayron e Sabrina Lobão.

No início de 2007, passou a contar, também, com a participação de Odete Mota (que retornou à Pascom) e Amanda Figueiredo., uma equipe reduzida, mas disposta a lutar pela propagação do evangelho, através da comunicação. Em junho de 2006, o jornal passou a ser colorido, com impressão em papel couché.

Em fevereiro de 2007, fomos abençoados com a edição número 100 do nosso informativo, que trouxe consigo uma renovação da nossa fé e um sopro cada dia mais forte do Espírito Santo, para continuarmos evangelizando.

Em julho de 2008, o nosso informativo completou 10 anos: “ Há dez anos, a idéia de plasmar o pastoreio e divulgar a mensagem da Boa Nova do Reino, levou-nos a criar “A Voz da Paróquia”, um informativo que cresceu com os paroquianos. Celebrar os dez anos do nosso informativo é motivo de muita alegria e gratidão. Tanto por aqueles que, ao longo desses anos, estiveram à frente do informativo, quanto por aqueles que se tornam co-autores por serem leitores, bem como por todos que nos ajudam a mantê-lo em circulação” (palavras do pároco Frei Wilton).

Ainda no mês de julho, dia 19, uma nova conquista foi celebrada com muito júbilo e louvor pela pastoral, o lançamento do manual de identidade visual que passou a normalizar o uso da logomarca da nossa paróquia, logomarca essa que passou a ser utilizada em todo o material (impressos, camisas, banners, jornal...) pelas 8 comunidades, pastorais, serviços e movimentos.

logo

Um mês depois, em 5 de agosto de 2008, a PASCOM teve o prazer de estar presente e registrar um momento tão importante na história da nossa paróquia São Francisco de Assis e da nossa cidade de São Luis do Maranhão, que foi a entrega do título de Cidadão de São Luís ao Frei Wilton Alves Rocha, pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Isaías Pereirinha.



pascom

Em janeiro de 2009, a coordenação da pastoral da comunicação foi assumida por Cícero Newton Lemos e Jeane Alcântara. Neste momento o grupo contava com a participação de Adeilce Azevedo, Odete Mota, Patricia Azevedo, Amanda Figueiredo, Flávia Baluz, Graça Eugênio e Luis Emiliano. Assumindo então, a nossa vocação missionária realizamos Oficinas de Acolhidas com os funcionários e comunidades, já realizadas desde a gestão de Sérgio Sena, e incrementamos a organização de Oficina de Jornais Murais para as comunidades.

Em janeiro de 2010, mais uma conquista é comemorada: a segunda ampliação do Jornal A Voz da Paróquia, desta vez para doze páginas e com novo projeto gráfico, o que trouxe à PASCOM uma força jovem e renovadora. Contamos, a partir de então, com o engajamento de Mariana Garcia, Gabriel Carvalho, Carlos Alberto Álvares, Mirian Rosa, Felipe Ferreira e Valdino Oliveira. Não podemos deixar de agradecer esse feito também à incansável luta do Frei Wilton Alves pela nossa pastoral e a todos os patrocinadores, que abraçaram essa causa com a PASCOM e continuam firmes ao lado do reino e da evangelização.

No dia 29 de maio de 2010, a Pastoral da Comunicação, com muita alegria, comemorou com toda a Paróquia São Francisco de Assis, mais um grande passo na evangelização através da comunicação. Já que estamos na era digital e todas as notícias circulam e se propagam dentro da internet, a PASCOM assumiu mais um compromisso missionário e ingressou no ciberespaço com o Site da Paróquia São Francisco de Assis, atendendo ao apelo do papa Bento XVI, que em 2009 e 2010, em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, conclamou a Igreja a ocupar os novos espaços midiáticos, evangelizando esse continente digital.

Nós, que fazemos parte dessa missão, agradecemos a Deus – Aquele que nos fortalece – e aos nossos colaboradores, patrocinadores e a todos que de forma voluntária e solidária nos ajudaram.
Em 2013, juntaram-se à equipe o casal Paulo Roberto Araujo Filho/Gisele Cardoso de Araujo, Pedro Américo, a jornalista da TV Mirante Dalva Rêgo, Emilene e Mariana Ramos.
Que Deus seja louvado!

Oração do comunicador

“Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens,
enviastes seu Filho, Jesus Cristo,
e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade,
concedei-nos a graça de utilizar os meios de comunicação social
- imprensa, cinema, rádio, audiovisuais...
- para a manifestação de vossa glória
e a promoção das pessoas.
Suscitai vocações para essa multiforme missão.
Inspirai aos homens de boa vontade
a colaborarem com a oração, a ação e o auxílio material,
para que a Igreja anuncie o Evangelho a todos os homens,
através desses instrumentos”.
Amém.